Implementação de CRM: Um CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente) é o nome de qualquer sistema ou modelo usado para gerenciar as interações de uma empresa com seus clientes atuais ou futuros clientes.
Ele pode ser usado para organizar, automatizar e sincronizar todas as áreas voltadas para o cliente em sua empresa: desde marketing até vendas, atendimento ao cliente e suporte técnico.
O CRM oferece a você tempo para desenvolver outras áreas do seu negócio, ao mesmo tempo em que garante que você não está deixando seus clientes existentes para baixo ou respondendo a novas consultas de maneira eficiente.
Estes são alguns dos benefícios da implementação de um CRM de boa qualidade
- Todas as informações de seus clientes são armazenadas em um único local, é fácil atualizá-las e compartilhá-las com toda a equipe.
- Atualizações de colegas devem ser salvas imediatamente.
- Todos os membros da sua equipe poderão ver o ponto exato em que sua empresa se comunicou pela última vez com um cliente e qual era a natureza dessa comunicação.
- Os CRMs podem fornecer automaticamente métricas instantâneas sobre vários aspectos da sua empresa.
- Relatórios podem ser gerados. Estes também podem ser usados para prever e planejar o futuro.
- Você poderá ver o histórico completo da interação de sua empresa com um cliente.
- Calendários e agendas podem ser integrados, relacionando eventos ou tarefas importantes com o cliente relevante.
- É possível sugerir tempos adequados para entrar em contato com os clientes e definir lembretes.
Obviamente, há muito mais benefícios na implementação de um CRM, se você precisar de mais conhecimentos básicos de CRM e for fã de metáforas longas, leia meu artigo no início do ano.
O que considerar antes de implementar um plano de CRM
- Você tem tempo para implementar o CRM corretamente? Sistemas menores para empresas menores podem precisar de um mês ou dois, enquanto empresas de maior escala podem precisar de seis meses a um ano. Implemente-o devagar e com cuidado, departamento por departamento, certificando-se de que cada equipe tenha se ajustado completamente antes de passar para a próxima.
- Certifique-se de que você e sua equipe saibam como usá-lo. Isso requer treinamento completo. O CRM será inútil se ficar parado sem uso.
- Você precisa de todos os recursos oferecidos por um CRM? É possível que alguns recursos sejam um desperdício de dinheiro para suas necessidades específicas. Sistemas diferentes fazem coisas diferentes, portanto, certifique-se de que também faça exatamente o que você precisa.
- Encontrar um sistema que atenda às suas necessidades em um pacote pode não ser possível, então esteja ciente de que você pode precisar personalizá-lo para se adequar à sua empresa . Há infinitas possibilidades aqui, portanto, não se deixe levar, pois os custos subirão de acordo.
- Verifique se você conhece o custo total do seu CRM. Não apenas as taxas iniciais ou mensais, há também a quantidade de tempo, horas de trabalho e negócios que podem ser perdidos durante a implementação.
- Garanta que o CRM funcione em dispositivos móveis e possa ser acessado remotamente. Os funcionários não são necessariamente sentados em suas mesas quando precisam ser usados ou atualizados. Atualizações em tempo real são necessárias para garantir que os clientes não sejam contatados duas vezes com o mesmo acompanhamento exato.
- Se você está deixando um sistema de CRM para outro, como é fácil transferir dados existentes? Os provedores de CRM podem manter suas informações em formato criptografado, difícil de exportar, portanto, pode ser necessária ajuda externa ou aplicativos.
- Seu hardware possui os requisitos mínimos corretos para o sistema em que você está interessado?
- Funcionará para o Outlook , Gmail ou qualquer provedor de e-mail que sua empresa use?
- O seu CRM tem integração completa de mídia social? É vital que qualquer cliente ou cliente que interaja com você em canais sociais possa ser incluído nas atualizações do seu CRM. Você perceberá que isso acontece cada vez mais à medida que seus canais públicos se tornam mais populares. Para informações mais detalhadas, baixe nosso guia de melhores práticas CRM na era social .
- Você tem uma equipe de análise totalmente treinada em CRM que possa estudar e entender os dados e os relatórios gerados pelo sistema? Provavelmente, é aconselhável implementar um plano de limpeza para seus dados existentes antes que o novo sistema seja implementado. Peneirar os contatos para remover quaisquer leads duplicados ou extintos.
- O sistema pode ser facilmente atualizado , garantindo que ele não se torne redundante no futuro próximo?
- Ter um software extra na empresa, especialmente um integrante como esse, significa que há muito mais para gerenciar e, possivelmente, dar errado. Certifique-se de ter o suporte técnico para garantir seu bom funcionamento.
De Christopher Ratcliff 7 de julho de 2014
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