A Consultoria em CRM eu considero um pré requisito para todas as empresas que buscam um bom relacionamento com seus clientes. É através da ferramenta que as empresas conseguem construir uma máquina de vendas rentável, previsível e escalável.
Atualmente, com a vasta gama de softwares que temos disponíveis, empresas que fazem a gestão dos processos de forma manual, estão perdendo competitividade e, consequentemente, dinheiro e relevância no mercado.
Dessa forma, resolvi escrever um texto para explicar alguns conceitos, benefícios, softwares, que servirá como um guia para seus negócios.
Boa leitura!
O que é CRM?
A sigla CRM é usada para simplificar a frase Customer Relationship Management, ou em sua tradução para o português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. Refere-se ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.
Um CRM é muito mais que uma plataforma ou um software. Todo o processo utilizado pelas organizações (pequenas, médias ou grande porte) para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes, é o CRM que vai ajudar.
Para ter uma noção, as plataformas de CRM estão na lista das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas, pois as informações dos clientes para gerenciar os leads, contas, contatos, negócios, oportunidades de vendas, são utilizados em um único lugar, uma única ferramenta.
É uma forma rápida, prática, moderna e efetiva de organizar os dados, delegar tarefas para a equipe de vendas e acompanhar métricas importantes as quais qualquer negócio necessita acompanhar.
Por que instalar um CRM na sua empresa?
Como falamos anteriormente, um CRM não só oferece praticidade na gestão de clientes, mas também oferece diversas vantagens. Veja algumas dela abaixo:
- Funil personalizado;
- Integração com diversas ferramentas;
- Relatório de vendas;
- Qualificação do lead;
- Agendamento de tarefas;
- Venda mais, e muito mais.
O CRM é uma ferramenta muito completa e tem diversos benefícios e vantagens em seu uso. A sua utilização é simples e centralizado em um único lugar.
Mas como sei que a minha empresa de um CRM?
Se você ainda têm dúvidas se vale a pena investir em tal ferramenta e se questiona quais benefícios sua empresa teria com o seu uso, separamos alguns sinais que indicam a necessidade de um CRM:
- Você tem equipes que trabalham juntas, mesmo quando não estão de fato juntas;
- Suas equipes de vendas estão frequentemente viajando;
- Você não consegue encontrar rapidamente os dados de clientes para tomar decisões na hora;
- Você sente que as negociações estão passando despercebidas porque você está gerenciando tudo em planilhas e cadernos;
- Você tem uma mistura de aplicativos que você chama de CRM, mas eles não estão realmente conectados a um único banco de dados ou “sistema de registros”;
- Sua empresa está crescendo mais rápido do que você está preparado;
- Você sabe que a experiência do cliente de sua empresa está deixando a desejar ou você está perdendo mais clientes do que gostaria por causa de problemas de serviços;
- Você ou seu departamento de TI está sobrecarregado com solicitações de manutenção.
Por quê contratar uma Consultoria em CRM?
Bom, antes de começar a falar sobre os benefícios em contratar uma Consultoria em CRM, entenda como é o seu trabalho.
A Consultoria irá estruturar o CRM para:
- Gestão da equipe de vendas;
- Gestão do funil de vendas personalizado;
- Controle de atividades e tarefas;
- Gestão do ciclo de vendas;
- Controle de propostas;
- Score de oportunidades;
- Integração com várias outras ferramentas;
- Construção de novos módulos;
- Configuração da base de dados, e etc.
A Consultoria em CRM irá mapear todo o processo da sua empresa e realizar as implementações dentro do sistema conforme necessidade de cada organização, treinamentos e, sempre que precisar atualizar algo ou mudar algum processo, modificaremos dentro do sistema.
Ao final de uma Consultoria você terá:
- Processos automatizados;
- Maior gestão de departamentos da empresa;
- Indicadores preciosos;
- Bases para tomada de decisão;
- Equipe treinada;
- Melhoria contínua;
- Maior produtividade.
Qual o melhor CRM?
Agora que você já aprendeu tanto sobre CRM, a próxima pergunta a responder é: qual o melhor CRM? A resposta correta a essa pergunta é o CRM que melhor se adequa às suas necessidades. Assim, a Zoho tem produtos específicos para atendê-las, seja sua empresa do ramo industrial ou ainda uma pequena empresa.
CRM para indústrias/grandes empresas
Empresas dos mais variados segmentos, cada uma com seus desafios e especificidades, estão entrando no seu processo de digitalização e, com isso, se voltando à quarta revolução industrial. O CRM para Indústrias possui um papel essencial nessa transformação, que é conduzida pela experiência do cliente.
É por isso que a Zoho pensa nos detalhes de cada empresa para ajudá-las a crescer, se desenvolver e melhorar o relacionamento com o cliente. Nossos produtos são construídos com base nas necessidades de cada segmento, ajudando todas as empresas a se conectarem com seus consumidores de uma maneira totalmente nova.
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CRM para pequenas empresas
Se você tem uma pequena empresa, sim, você também precisa de CRM. Ao contrário do que muitos pensam, o CRM não é apenas para grandes corporações. Mas, na prática, qual a importância do CRM nesse contexto?
Se você tem clientes, pode se beneficiar do CRM. Mesmo se sua base de clientes for pequena, ninguém consegue memorizar e organizar cada interação — as que aconteceram ou precisam acontecer.
É uma ferramenta de negócios poderosa que simplifica processos, proporciona ideias valiosas de negócios e conecta virtualmente os funcionários de sua empresa para que possam colaborar como uma equipe em tempo real.
No caso de startups e negócios menores, o gerenciamento do relacionamento com o cliente impulsiona o crescimento por meio das tecnologias certas e dá uma chance real de concorrer no mesmo nível das grandes empresas.
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Perguntas Frequentes sobre CRM
Como o CRM vai economizar meu tempo?
A principal vantagem do CRM é que ele pode economizar inúmeras horas ao automatizar tarefas demoradas e rotineiras. Isso lhe dá mais tempo para vender. Por exemplo, digamos que você queira enviar um e-mail de acompanhamento sobre um trabalho de marketing.
Com uma boa solução de CRM, você não precisa se lembrar de quais leads levam ao seu alvo. Você pode criar facilmente algumas regras para seus leads para automatizar tarefas de marketing, como campanhas de e-mail e captura de leads, e encaminhá-los rapidamente para seus representantes de vendas para acompanhamento ou promoção.
Com modelos de e-mail que podem ser criados em sua solução de CRM, você nem precisa retrabalhar ou recortar e colar. resultado? Aproveite as oportunidades mais rapidamente e feche mais negócios em menos tempo. E com um CRM, você pode capturar dados como o tamanho do negócio e do pipeline e criar painéis para tomar decisões informadas com mais rapidez. Você pode verificar rapidamente o status de suas transações, ganhos e muito mais.
O CRM é personalizável para o que é importante para minha empresa?
Claramente, todas as empresas são gerenciadas de forma diferente, usando diferentes processos e ideias para o sucesso. Isso significa que uma boa solução de CRM deve ser facilmente personalizável e ter uma hierarquia de informações que coloque em primeiro plano o que é importante para você. Os CRMs da Zoho apresentam recursos de personalização de arrastar e soltar, exigem pouco ou nenhum envolvimento de TI e fornecem automaticamente atualizações regulares que não interrompem essas personalizações.
Posso adicionar funções e recursos sem codificação e a ajuda da TI?
É difícil encontrar uma empresa que não use e-mail e outros aplicativos básicos de negócios diariamente. Um bom produto de CRM pode ajudar a ampliar os recursos desses sistemas, conectando-se a eles e integrando-os rapidamente com programas como Outlook e QuickBooks.
Além do mais, a Zoho possui ferramentas que podem até mesmo substituir esses sistemas de fora para os da Zoho. No caso do Outlook e QuickBooks, você poderia substituir pelo Zoho Mail e Zoho Books, respectivamente. A maior vantagem da Zoho é essa integração entre os departamentos de forma nativa. São mais de 40 aplicativos para utilizar em sua empresa.
Saiba mais sobre o Zoho One, pacote com mais de 40 aplicações para implementar em sua empresa.
Por que escolher a Zoho para meu CRM de empresa pequena?
Seguro e confiável. Com recursos avançados de segurança, como criptografia, registros de auditoria, restrições de IP e autenticação de dois fatores, o Zoho CRM protege seus dados de forma conveniente, permitindo acesso somente a usuários autorizados.
Ainda tem dúvidas se precisa de um CRM para seu negócio e qual deve contratar? Fale com um de nossos consultores. Conte-nos um pouco sobre seu negócio e processo. Juntos mapearemos todas as suas necessidades!
Escrito por:
Beatriz Lopes | Consultora de Software na CRM7
Fontes:
- Zoho.com
- Salesforce.com
- Consultoriadigital.com.br